voltar

HIGIENIZAÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda o uso de máscara descartável por pessoas que não tenham sintomas respiratórios, uma vez que não há nenhuma evidência de que reduzem o risco de coronavírus.

As máscaras descartáveis devem ser utilizadas por aquelas pessoas que estejam com febre, tosse e/ou que possuam sintomas respiratórios e por aquelas que estejam cuidados de pessoas com suspeita de coronavírus.

Lembrando que a máscara só é eficaz se combinada com higiene das mãos com água e sabão ou na ausência destes, com produto alcoólico/álcool gel:

PASSO-A-PASSO

Aos trabalhadores a recomendação da lavagem das mãos durante o cuidado com o paciente deve ser feita minimamente em cinco diferentes momentos:

  1. Antes de tocar o paciente;
  2. Antes da realização de procedimento limpo ou asséptico;
  3. Após risco de exposição a fluidos corporais;
  4. Após tocar o paciente;
  5. Após tocas áreas próximas ao paciente.

INFORMAÇÕES À EQUIPE ASSISTENCIAL

Caso você esteja apresentando sintomas como febre, tosse ou dificuldades para respirar, não realize atendimentos aos pacientes e, em casos de sintomas respiratórios mais graves procure uma unidade de saude próxima a sua residência e entre e contato com o GRUPO GERIATRICS imediatamente com seu coordenador ou com a central através do telefone: (21) 3262-0100.

Caso os sintomas mais leves persistam no dia subsequente e haja uma piora desses sintomas, comunique novamente à coordenação ou à central e procure uma unidade de saúde próxima à sua residência. Caso identifique em seus pacientes sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar ou outros sintoma respiratórios, evite o contato com o paciente e entre em contato com o GRUPO GERIATRICS, pelo mesmo telefone.

Dê especial atenção e urgência aos casos que possuam sinais de gravidade:

DIFERENÇAS ENTRES OS QUADROS DE SINTOMAS

Fique atento para diferenciar os quadros de doenças respiratórias: