O HIS 2019 – Healthcare Innovation Show, que aconteceu em São Paulo na semana passada, nos dias 18 e 19 de setembro, envolveu dezenas de players do setor da saúde e discutiu nos dois dias de congresso quais as métodos inovadores que estão levando a assistência para um grau mais moderno e efetivo.

Entre as empresas apoiadoras do evento, o GRUPO GERIATRICS esteve presente com Gabriel Palne (CEO), Rafaela Pinaud (Diretora Médica) e Pedro Souza (Diretor de Comunicação). Na ocasião, foi possível encontrar parceiros e falar sobre a dinâmica inovadora dos nosso setores de cuidados. Dentro de nossa estrutura, eles vem dando excelentes resultados para pacientes e operadoras de saúde, entregando excelente ROI e levando vida aos dias.

Entre os debates que acompanhamos, alguns assuntos apareceram com frequência, como a telemedicina, o engajamento de pacientes por métodos online e a inteligência artificial.

Esq. para direita: Rafaela Pinaud (Diretora Médica) e Gabriel Palne (CEO do Grupo Geriatrics).

Como preâmbulo para muitas explanações do HIS2019, chamou atenção a estatística de que o mundo possuirá até o ano 2050 cerca de 2,5 bilhões de pessoas com mais de 60 anos. Sendo que 3 em cada 4 delas portarão múltiplas doenças crônicas. O envelhecimento populacional tem sido apontado há algum tempo como um fator de alerta na busca de soluções mais criativas e, neste panorama, os mecanismos de comunicação online e ferramentas à distância estão se fortalecendo muito, como relatou Plinio Targa, CEO da brain4care, uma das participantes das mesas de discussão.

Em resposta a esse cenário, o CEO da Unimed Fortaleza, Elias Leite, aposta que o modelo hospitalocêntrico está em cheque e que até o método de pagamento fee for service tem sido substituído, por ter ficado obsoleto na maior parte dos casos. Ele é um entusiasta da telemedicina e crê que a chegada a essa via é inexorável. Sua fala foi corroborada por dezenas de palestrantes, que a despeito da telemedicina encontrar alguma resistência nos conselhos que regem o setor, na prática ela já existe de maneira informal, com médicos que conversam com seus pacientes por aplicativos de mensagem e teleconferência, disse o médico José Francisco Moron Morad, também da Unimed. Nesse ponto a comparação com aplicativos do tipo Airbnb, Uber e Amazon foi inevitável. Aponta-se como esses aplicativos enfrentaram resistência mas prevaleceram porque, em primeiro lugar, os usuários os consagrou.

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

As palestras e mesas do HIS2019 aconteciam simultaneamente numa arena com capacidade de até 5 bate-papos. Numa delas o Diretor de Comunicação do GRUPO GERIATRICS, Pedro Souza, foi o medidor da conversa. Para gestores de recursos humanos ele perguntou como a tecnologia está auxiliado na contratação de colaboradores e na atualização das equipes. Neste campo o panorama não é muito avançado, avaliaram os convidados. O uso da inteligência artificial como ferramenta de seleção de candidatos para uma vaga de emprego, por exemplo, fica em 10% e o setor de saúde é um dos mais lentos a se integrar nestas ferramentas. O que tem frustrado bastante os futuros profissionais é que durante os processos de seleção faltam feedbacks e mais clareza nos critérios. Para Antônio Carlos, gerente do setor Real Estate e Facilities na BASF, o método empregado “ainda é o de antigamente”. Contudo, há uma busca por melhorias das regras dentro das empresas. Por exemplo, igualando para contratados em regime CLT e para os contratados temporários os benefícios como refeição, desconto de academias e convênio médico.

O próximo HIS em 2020 já está com data marcada. Será em setembro, nos dias 23 e 24.

Na foto abaixo, esquerda para direita: Pedro Souza, Luis Eduardo Takeshi Tanaka (Grupo Le Fort), Antonio Carlos Brito (BASF), Edmar Virgulino (Hospital Humana Magna), Bernardo Tinoco (Korn Ferry).

Mesa no HIS2019 com mediação do Diretor de Comunicação do GRUPO GERIATRICS, Pedro Souza..

 

 

 

 

 

One Trackback

  1. novembro 28, 2021

    … [Trackback]

    […] Read More here: geriatrics.com.br/healthcare-innovation-show-mostrou-quais-caminhos-de-inovacao-estao-surgindo-na-saude/ […]

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Para emergências:        +55 21 3262-0100