voltar

Levar vida aos dias, uma história de inovações.

0

Surge a Geriatric’s, primeira empresa privada de home care do Brasil*, fundada pelo Dr. Ricardo Rodrigues e pela Dra. Marenízia B. S. Rodrigues, com uma visão de que a atenção domiciliar é, acima de tudo, um tipo de assistência que une a eficácia do tratamento interdisciplinar ao conforto do domicílio em benefício dos pacientes assistidos e de seus familiares.

A ideia que deu origem à construção da empresa em 1986 surgiu de um projeto piloto anteriormente proposto pelo Dr. Ricardo Rodrigues no período em que atuou como médico geriatra internista e auditor hospitalar do Grupo Amil. Esse projeto consistia na avaliação e no acompanhamento de pacientes internos idosos e crônicos por um período de seis meses.

Para entender melhor o cenário desse período que antecede a criação do que hoje conhecemos como GRUPO GERIATRICS, transcrevemos o depoimento de seu criador, o Dr. Ricardo Rodrigues:

“Naquele período, eu trabalhava como médico internista e auditor em três hospitais do Grupo Amil, e observava as internações dos pacientes, sobretudo idosos e portadores de doenças crônicas. Sendo eu geriatra, propus ao Grupo Amil realizar a avaliação e o acompanhamento dessa clientela por um período de seis meses, e assim o fizemos.

No decorrer desse tempo, esses pacientes recebiam visitas regulares minhas e da equipe de enfermagem, composta de técnicas de enfermagem aposentadas do Hospital da Polícia Militar, Terezinha Santana e Zezé. Esse grupo acreditava naquela proposta de atendimento e se dedicava a ela de corpo e alma. Com o passar do tempo, a essa equipe inicial se somaram outras técnicas de enfermagem, oriundas de outro hospital de geriatria em que eu trabalhava em Campo Grande. Essas técnicas, coordenadas pela enfermeira Zilma, realizavam os plantões nas internações domiciliares.

Conforme novos pacientes ingressavam no programa, o grupo crescia e, rapidamente, já formávamos um grupo de mais ou menos cinquenta e poucas pessoas. Sob a minha coordenação, atuávamos inicialmente em bairros distantes mais de 80 km entre si, e realizávamos três assistências por dia, uma em São Gonçalo, uma em Nova Iguaçu e outra no Leblon, mas, apesar da distância, nossa confiança nos manteve motivados para a continuidade.

Nesse período tivemos o apoio de profissionais qualificados e motivadores, que nos incentivavam a adquirir produtos e materiais médicos, todos personalizados/customizados. Para exemplificar, a primeira sonda nasoentérica Dobbhoff foi importada pelo Sr. Carlos de Faria, da Casa Faria, na Rua da Assembleia.

Para realizarmos um exame de raios X, era quase uma batalha. Pegávamos a equipe da Clínica Galdino Campos, na pessoa do técnico Vanderlei, levávamos ao local depois de um procedimento, radiografávamos, voltávamos de Copacabana para a clínica na Lagoa, para ser dado o laudo, e voltávamos a Copacabana para que pudéssemos dar por findo o procedimento, fosse ele uma instalação de sonda Dobbhoff, fosse uma punção venosa profunda.

Essas barreiras foram sendo rompidas, uma a uma, com muita dedicação e esforço de toda essa equipe.

Durante a evolução desses primeiros meses, observamos a necessidade dos serviços de nutrição e fisioterapia e, mesmo sem saber ao certo se seriam cobertos financeiramente no plano piloto, passamos a integrar esses profissionais na assistência.

Com o desenrolar dos seis meses, levamos o projeto para a empresa Amil, que naquele momento avaliou os resultados oriundos das não internações daqueles pacientes e o aprovou.

Assim sendo, as pessoas foram incorporadas à empresa. Os materiais, os medicamentos e os equipamentos para suporte, todos, foram adquiridos pela GERIATRICS, uma vez que não havia prestadores que pudessem nos locar. Ou seja, 30 anos atrás, para iniciarmos o atendimento, tínhamos que ter de camas a cilindros de oxigênio, montando, com esforço e dedicação, a logística desses itens, ainda que de forma artesanal, e com as possibilidades de crédito muito restritas de pessoa física.”

Em sua primeira década de funcionamento, a Geriatric’s prestava serviço exclusivamente para o Grupo Amil e tinha sede na rua Barão de Mesquita, 793, Andaraí – Rio de Janeiro – RJ, onde hoje se encontra o CEAD – Centro de Excelência em Atenção Domiciliar, sua unidade de treinamento e seleção.

*informação obtida no www.portalhomecare.com.br em agosto de 2009

0

A partir deste ano a Geriatric’s amplia sua atuação, estendendo seus serviços aos associados da Cassi, da Caberj e da Unimed, aumentando a complexidade e as exigências dos contratos das diversas operadoras, forçando um realinhamento de operações que, nas palavras de seu fundador, Dr. Ricardo Rodrigues, “forjou o espírito da empresa”.

Neste mesmo ano, surge em sua sede, no bairro do Andaraí, o CCI – Centro de Cuidados Intensivos, embrião do que seria no futuro a UPSA– Unidade de Pacientes Subagudos  e que se transformaria no que hoje chamamos de Clinic Care.

A criação desse centro surgiu da sensibilidade que o Dr. Ricardo Rodrigues teve em enxergar, na rede de assistência da época, um gap a ser transposto no cuidado aos pacientes com nível de complexidade superior e que, apesar de estáveis, não poderiam ter seus desmames realizados dentro de hospitais ou mesmo no home care ao qual seriam encaminhados.

A cultura de atendimento a pacientes nessas condições era inexistente no Brasil até então.

Os pacientes estáveis eram liberados dos hospitais e encaminhados diretamente para suas residências, independentemente de suas condições e possibilidades de planos terapêuticos de desmames.

Em domicílio, por falta de cuidados específicos para realização desses desmames, eles retornavam, inevitavelmente, aos hospitais.

0

Buscando melhor atender às novas demandas surgidas de uma clientela crescente, a Geriatric’s muda-se para um galpão maior na rua Gastão Penalva, 10, no Andaraí, Rio de Janeiro – RJ, visando melhor abrigar os mobiliários e os equipamentos que faziam parte dos serviços de home care.

0

A UPSA – Unidade de Pacientes Subagudos–, antiga CCI, passa a se chamar oficialmente Clinic Care, mudando suas instalações para Niterói onde está até hoje, na Rua Almirante Ari Parreiras, 712, Santa Rosa – RJ.

0

Neste ano a Geriatric’s muda sua sede para a Barra da Tijuca, na rua José de Figueiredo, 320, Condomínio Office House, unidade 31- Rio de Janeiro, focando sua operação na gestão de pacientes e em cuidados. A empresa entende que seu diferencial e seu maior desafio estão na construção de uma equipe assistencial bem qualificada, com processos e procedimentos bem definidos.

0

Este ano é marcado pelo início da administração de Gabriel Palne, que assume o lugar que ocupava na direção o Dr. Ricardo Rodrigues, seu pai.

Gabriel trouxe para a Geriatric’s sua visão de administrador de empresas, sem deixar de lado a preocupação com uma medicina humanizada, que ele viu na prática com seus pais.

Sua chegada também foi marcada pela implantação de uma nova identidade visual e de negócio. Neste momento a empresa deixa de se apresentar como Geriatric’s Healthcare e passa a se chamar GRUPO GERIATRICS. Embaixo do guarda chuva do GRUPO GERIATRICS, ficaram divididas as operações por setores, aos quais demos os nomes de: Home Care, Clinic Care e Office Care, este último criado para abrigar a operação de gerenciamento de condições crônicas.

0

Neste ano houve uma reformulação do processo de treinamento interno e também a inauguração do novo espaço físico do CEAD– Centro de Excelência de Atenção Domiciliar-, na Rua Barão de Mesquita, 793 – Andaraí – Rio de Janeiro – RJ. O novo local é composto de um auditório para 50 pessoas e seis laboratórios para treinamentos práticos em ventilação mecânica, ostomias, punções periféricas, curativos e nutrição enteral .

Em pesquisa realizada pelo Portal Conexão Home Care, fomos considerada uma das três empresas mais admiradas do segmento de home care do Rio de Janeiro.

O GRUPO GERIATRICS passa a fazer parte do PAEX – Parceiros para Excelência–, programa oferecido pela Fundação Dom Cabral que visa o intercâmbio e o aprimoramento de experiência de gestão entre as empresas participantes.

0

Apenas um ano após a criação do CEAD, a pesquisa realizada pela Live Healthcare Media, com apoio da PwC, nos deu o título Referências da Saúde, pilar Home Care na categoria Gestão de Pessoas por essa iniciativa.

Iniciamos uma parceria com o curso de Pós-Graduação em Geriatria da PUC-RJ, único curso de geriatria reconhecido pelo MEC.

0

Este ano colocamos em prática o primeiro piloto de atendimento em Case Management pelo Office Care, que permitiu a um grupo de assistidos de grande utilização e alto risco fazer parte de um programa de gerenciamento, mudando o paradigma do setor, que acreditava ser impossível reverter a frequência de internação desse grupo de indivíduos.

0

O ano de 2015 foi marcado por muitas inovações e premiações no GRUPO GERIATRICS.

No campo das inovações, criamos o Concierge Care, o Hospice Care e o Programa Wellness.

  • O setor de Concierge Care faz agendamento de consultas e exames, realiza pequenos reparos na residência, além de oferecer motorista e cuidador, quando necessário, aos assistidos dos programas.
  • O Hospice Care leva a filosofia de cuidados paliativos a todos os setores do Grupo.
  • O Programa Wellness faz um diagnóstico inicial de um determinado grupo propondo pequenas mudanças de hábitos que resultem em grandes resultados. Ele dá dicas de alimentação e atividade física, realiza campanhas motivacionais para reduzir o sedentarismo e o estresse e para abandonar o tabagismo, acompanhando e premiando a evolução da preservação da saúde dos participantes.

Mais uma vez, recebemos prêmios importantes entregues pelo Portal Conexão Home Care e pela Live Healthcare Media:

  • Na pesquisa realizada pelo Portal Conexão Home Care, fomos considerada uma das três empresas mais admiradas do segmento de home care no Brasil, e ficamos em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro.
  • Na premiação Referências da Saúde, entregue pela Live Healthcare Media, no pilar Home Care, recebemos dois títulos: um na categoria Gestão de Pessoas, com o case Celetização dos Técnicos de Enfermagem, e outro na categoria Gestão Administrativa Financeira com o case Case Management.
  • Especialmente este ano, o comitê de premiação do Referências da Saúde entregou um prêmio extra para profissionais de destaque. Tivemos a honra de ver nossa diretora de relações empresariais e medicina preventiva, Dra. Patrícia Ferreira, receber o Prêmio Profissionais Referências da Saúde 2015.