A última mesa do dia 25, no palco 01 do HealthCare Innovation Show tratou de assunto-chave para o congresso: a inovação como agente de mudança no setor. Uma excelente pauta para o primeiro dia de debates que trouxe reflexões importantes e muita afinidade entre os painelistas. Além da participação Gabriel Palne, CEO do GRUPO GERIATRICS, estavam Denise Santos, CEO do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Marisa Madi, Diretora Executiva do INRAD (HCFMUSP).

Em comum, os executivos concordam que inovação não deve se ater apenas a processos tecnológicos. O avanço científico é parte da inovação mas não representa o todo, composto também por novos processos, mentalidades e departamentos remodelados, enfatizou Palne. Para Denise Santos, um mindset interno que seja transformador é essencial, um dos grandes obstáculos em inovar pode ser justamente a falta de engajamento nas próprias instituições. Segundo Marisa, por exemplo, que representa uma instituição pública, na USP existe até certa ressalva em parceiras privadas por causa de muita discussão ideologizada. Esta é uma barreira importante, pois trazer quem acople inovação a processos já existentes é uma saída de inovação menos custosa e mais ágil, pontua Gabriel Palne.

Em exemplos práticos, a executiva do Beneficência falou em prontuário eletrônico e como o acesso a este material dispensaria novos pedidos de exame cada vez que um paciente leva uma queixa para um médico diferente. O uso muitas vezes duplicado e exagerado da estrutura de ultrassons faz ser mais lento e mais custoso o diagnóstico. Até estima-se que em consultas médicas o índice de não comparecimento chegue a 30% porque o paciente não entende que aquilo está gerando custos, encara como um “pacote de serviços”. Para Gabriel poderia haver mais incentivos econômicos, trazendo para dentro da discussão esses usuários.

A próxima edição do HealthCare Innovation Show é dias 19 e 20 de setembro de 2018. Venha prestigiar também.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Para emergências:        +55 21 3262-0100