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DEFINIÇÃO DE OFFICE CARE

O OFFICE CARE é um setor do GRUPO GERIATRICS com foco na promoção e na prevenção de agravos à saúde. Possui quatro programas, com metodologia cientificamente consistente, que são voltados para diversos grupos e ambientes. São eles: Programa Wellness, Gerenciamento de Condições Crônicas, Case Management e Programa Pontual.

Esses programas nasceram da preocupação com o envelhecimento populacional e com pacientes portadores de doenças crônicas, que devem ter seu risco avaliado.
É importante ressaltar que, em nossos programas, além do monitoramento remoto comum em outros modelos, não abrimos mão do atendimento presencial. Nosso cuidado, portanto, é integrado e individualizado.

O fato de termos os dois tipos de atendimentos integrados nos programas cria um laço para que atendamos, em tempo e com sucesso, intercorrências clínicas como: pneumonias, infecções de trato urinário, distúrbios hidroeletrolíticos, oscilações de pressão e síndromes confusionais agudas, as quais, sem o amparo preciso, teriam levado o paciente a uma internação.

São esses procedimentos integrados que nos permitem ter índices consideráveis de redução de internação na população assistida.

O gerenciamento da saúde em nossos programas é feito a partir da avaliação de indivíduos de diversas características, que podem ser triados em um grupo por estarem em ambientes corporativos ou em uma carteira de operadora de saúde. Vale reforçar que analisamos uma população, mas cuidamos dos indivíduos.

O ingresso em um dos programas do Office Care se dá a partir desse mapeamento de risco.

Ao aplicarmos uma metodologia de estratificação de risco, através de uma avaliação clínico-epidemiológica feita por Call Center Ativo, identificamos indivíduos saudáveis, com médio e alto risco de (re)internação.

O próximo passo será intervir na saúde desse grupo, propondo o ingresso em diferentes programas.

  • Indivíduos saudáveis ou sem risco identificado serão alocados no Programa Wellness.
  • Aqueles com risco identificado, ou em algum tratamento, receberão gerenciamento de risco, monitoramento, orientação e suporte em um programa de Gerenciamento de Condições Crônicas.
  • Aqueles de alta complexidade receberão gerenciamento de caso e coordenação no programa de Case Management.

Os programas são aplicados de acordo com o resultado do mapeamento, alocando os recursos corretos segundo a inteligência dos programas com visitas da equipe interdisciplinar e follow-up telefônico.

Foi a proximidade com nossos grupos assistidos que nos levou à construção de um modelo inovador de operação, como o Case Management e o Programa Pontual.

Mais uma vez inovamos ao perceber que poderíamos mudar paradigmas de assistência, propondo um programa de gerenciamento a um grupo de alta utilização e alta complexidade, no intuito de reduzir o número de internações e de intercorrências.

Anteriormente, a esse grupo não era proposto nenhum tipo de gerenciamento, pois se partia do pressuposto de que esses indivíduos seriam internados independentemente do recurso investido.

Devido ao acúmulo de experiências importantes no manejo de pacientes graves, com alto risco de internação e mortalidade, fazendo uso de recursos bem alocados, construímos uma mudança de perspectiva em relação à inevitável internação, contribuindo fortemente para uma mudança de paradigma.

Outra inovação do setor foi a incorporação da gestão de risco aos assistidos que recebem procedimentos pontuais. Colocando-os no Programa Pontual, esses indivíduos passam agora a receber gerenciamento de suas condições de saúde.

Propomos soluções e identificamos oportunidades de ação onde antes apenas encontrávamos ocorrências que geravam aumentos dos gastos.

MODALIDADES

Programa Wellness

  • Avaliação epidemiológica (presença de doença, medidas antropométricas, questionário de qualidade de vida, avaliação qualitativa da alimentação e aferição da pressão arterial).
  • Realização de palestras e campanhas motivacionais de redução de peso e de estresse.
  • Controle trimestral.
  • Apresentação de dados e premiação.

Gerenciamento de Condições Crônicas

  • Call Center para realização de atendimento mais próximo e mais proativo identificando as condições individualmente.
  • Alocação de recursos nos grupos predefinidos para dar sequência aos acompanhamentos propostos pela equipe presencial.

Case Management

  • Quebra de paradigma em relação ao número de internações.
  • Compromisso de resultado.

Programa Pontual

  • Procedimentos pontuais.
  • Gestão do risco associado ao procedimento.
  • Consideração do risco de re-hospitalização para tornar a alta do procedimento possível.