Nos últimos cinco anos a equipe do GRUPO GERIATRICS apresentou 59 trabalhos científicos em simpósios e congressos dos quais participou. Essa produção valida os métodos aplicados pelo corpo clínico e nos fornece índices que podemos repartir, apontando a eficácia da nossa assistência. Abaixo estão os 15 trabalhos que foram produzidos em 2017, apresentados no GeriatRio, em 26, 27, e 28 de outubro, e no 16o. CIAD, em 10 e 11 de novembro.

GeriatRio 2017

Presença de lesão por pressão em idosos: maior tempo de internação e menor número de comorbidades em unidade de transição de cuidados.
Autores: Vítor Dominato; Flávio Marins; Renata Sermatheus; Flávia Fonseca.
Objetivo: Comparar variáveis demográficas, clínicas, nutricionais e de cuidados de idosos admitidos com e sem lesão por pressão em uma Unidade de Transição de Cuidados com meta pré-determinada.

Análise do perfil de idosos admitidos em uma unidade de transição de cuidados.
Autores: Vítor Dominato; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Flávia Fonseca.
Objetivo: Descrever o perfil de idosos em uma Unidade de Transição de Cuidados com meta pré-determinada.

Úlcera Terminal de Kennedy: relato de caso.
Autores: Vítor Dominato; Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Ricardo Rodrigues.
Objetivo: Divulgar a importância da úlcera terminal de kennedy e orientar de forma interdisciplinar como identificar e diagnosticar corretamente, estabelecendo objetivos a serem atingidos com intervenções eficientes, para tanto apresentaremos um relato de caso de UTK acompanhado em unidade de transição de cuidados.

Redução na incidência de microorganismos multirresistentes em unidade de transição de cuidados com meta pré-determinada.
Autores: Vítor Dominato; Eliane da Conceição Gomes; Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Paulo Roberto Porto Furtado.
Objetivo: Mensurar a incidência de multirresistentes em determinado período de tempo e implantar ações de prevenção de disseminação (precauções de contato para profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes, higienização das mãos para todos os profissionais de saúde, desinfecção adequada do ambiente e objetos inanimados e política de uso racional de antimicrobianos).

Prevalência de uso de benzodiazepínicos em idosos admitidos em uma unidade de transição de cuidados.
Autores: Vítor Dominato; Gabriela B de Menezes; Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues.
Objetivo: Avaliar a prevalência do uso de psicotrópicos, em especial os benzodiazepínicos, em pacientes admitidos em uma Unidade de Transição de Cuidados.

Importância de indicadores de resultados em controle de infecção em uma unidade de transição de cuidados com meta pré-determinada.
Autores: Vítor Dominato; Eliane da Conceição Gomes; Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Paulo Roberto Porto Furtado.
Objetivo: Apresentar os indicadores de resultados de infecção de partes moles, pneumonia, infecção de trato urinário e controle de microrganismos multirresistentes no período de janeiro a junho de 2017.

Óbito domiciliar no programa de cuidado paliativo: construção de conceito e valor.
Autores: Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Danielle Figueiredo Silva de Lima; Ricardo Rodrigues.
Objetivo: Evidenciar o modelo de hospice para a aderência ao programa garantindo a taxa de óbito domiciliar maior que 80%.

Capacidade funcional e cognitiva de idosos pertencentes a um programa de gerenciamento de pacientes com alta complexidade em Atenção Domiciliar.
Autores: Flávia Fonseca; Cristiane Perlingeiro Comarck Ferraz; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Virginia Lucia Chaves Wildhagen.
Objetivo: Descrever a capacidade funcional e cognitiva de um grupo de alta complexidade de cuidados, encaminhados por empresa de autogestão privada – Case Management, Programa de Gerenciamento em regime domiciliar.

Estado nutricional de idosos gastrostomizados na atenção domiciliar e a relação com desfechos: alta, óbito e permanência em acompanhamento.
Autores: Flávia Fonseca; Margareth Ferventis da Rocha Vaz Costa; Adriane Paes da Gama; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues
Objetivo: Identificar o estado nutricional de idoso com via alternativa de alimentação na admissão na Atenção Domiciliar e verificar a relação entre os diversos desfechos (alta por conclusão do plano terapêutico em seguimento, óbito no domicílio e óbito na hospitalização).

Risco de disfagia e sua relação com gênero e idade em idosos em programa de gerenciamento de doenças crônicas em empresa de Atenção Domiciliar.
Autores: Adriane Paes da Gama; Cristiane Perlingeiro Comarck Ferraz; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Flávia Fonseca.
Objetivo: Descrever a taxa de prevalência do risco de disfagia de idosos com idade maior ou igual a 65 anos e sua relação com o gênero e idade.

Relato de casos sobre os efeitos imediatos da laserterapia na sialorreia e xerostomia.
Autores: Adriane Paes da Gama; Alcinea Pantoja Silvério; Ricardo Rodrigues; Flávia Fonseca.
Objetivo: Demonstrar a eficácia imediata da aplicação de laser e mostrar os benefícios obtidos ajudando a definir condutas terapêuticas e aplicação de protocolos específicos.

Determinação da modalidade de acompanhamento fonoaudiológico em idosos em programa de gerenciamento de doenças crônicas em empresa de atenção domiciliar.
Autores: Adriane Paes da Gama; Andréa Rodrigues; Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Flávia Fonseca.
Objetivo: Descrever a taxa de prevalência do risco de disfagia de uma população de idosos admitidos em Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas, em empresa privada do Rio de Janeiro, e sua correlação com modalidade de acompanhamento fonoaudiológico determinada para melhor gerenciamento do caso.

CIAD

Avaliação do estresse do cuidador em idosos com problemas neurológicos gastrostomizados em atenção domiciliar.
Autores: Danielle Figueiredo Silva de Lima; Cristiana Regina Fernandes Wollman; Virginia Lucia Chaves Wildhagen; Flávia Lopes Fonseca; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Ricardo Rodrigues.
Objetivo: Identificar o nível de sobrecarga do cuidador de pacientes gastrostomizados em Atenção Domiciliar (AD).

Óbito domiciliar no programa de cuidado paliativo: Construção de conceito e valor.
Autores: Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Flávia Lopes Fonseca; Ricardo Rodrigues.
Objetivo: Evidenciar o modelo de hospice para a aderência ao programa garantindo a taxa de óbito domiciliar maior que 80%.

Relato de caso: Esclerose Lateral Amiotrófica
Autores: Camila Duarte Mello; Marcelle Leitão Gomes Sá Pires; Rafaela Pinaud Confalonieri Rodrigues; Ricardo Rodrigues.
Objetivo: Descrever a trajetória de internação domiciliar de um paciente adulto com doença crônica e progressiva, de alta complexidade de cuidado através do conforto e interação familiar no ambiente domiciliar.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Para emergências:        +55 21 3262-0100