Em nosso perfil de Facebook comentamos na semana passada sobre a campanha “O que importa para você?” A iniciativa que é grande exemplo de user experience começou mundialmente em 2010 e tem repercutido no Brasil há três anos.

User Experience, ou UX, é um conceito aplicado nos negócios e nas relações com clientes e marcas para entender que a interação com o produto ou serviço deve ter equilibrado os aspectos práticos e imateriais, em suma, o que o usuário sente faz a diferença para buscar melhorias nas entregas.

Um exemplo do dia-a-dia é quando nos eventos que o GRUPO GERIATRICS participa oferecemos moleskines com diferentes design de capas, com estampas coloridas ou mais sóbrias, figurativas ou abstratas. Apesar de o gesto parecer simples, já estamos nesse momento valorizando que o próprio usuário faça a escolha que mais lhe agrada.

Em outro aspecto de UX, podemos citar o artigo que escreveu o médico oftalmologista Claudio Lottenberg no jornal Folha, no último domingo, dia 16. Ele diz: “Na busca da melhoria e da sustentabilidade do sistema, surge a medicina baseada em valor, defendida por Kaplan, que vem sendo o modelo aceito para o futuro. Nele, ocorre uma integração entre os prestadores, agentes de saúde, financiadores e sistemas de informação, que passam a trabalhar dentro da perspectiva da qualidade, do desfecho e da satisfação do paciente. Ou seja, o tratamento vale pela qualidade que agrega e não pela quantidade de serviços que produz —e cria-se um compromisso, com resultados e desfechos.”

Também na área do atendimento de saúde uma inspiração é o que diz Shaun Maher, um dos líderes do movimento “O que importa para você?”. Temos como prática o que ele defende como conceito: estar focado no paciente não é “saber o que é melhor para ele” e sim perguntar o que está incomodando e o que poderia melhorar.

Você concorda?

 

 

 

CategoryGrupo Geriatrics
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