Você se sente tranquilo ao realizar uma viagem e ter que deixar um familiar idoso em casa?
Além de uma intercorrência, um problema de saúde, o próprio lar oferece riscos de quedas que dão um trabalhão. Nos tombos, que acontecem 70% das vezes dentro de casa, pode haver fraturas e restrição dos movimentos. Mesmo quedas de alturas baixas podem trazer complicações de saúde e até risco de morte.
Segundo as estatísticas, 30% dos idosos caem uma vez ao ano. Sendo que a partir dos 80 anos esse índice sobe para 40%. As causas são: variações bruscas da pressão arterial, diminuição dos reflexos, jejum prolongado que leva a hipoglicemia, uso de medicamentos sem orientação, tonturas ou vertigens, diminuição da visão.
Essas são algumas medidas para serem tomadas dentro de casa que vão aliviar esses riscos:
- Banheiro
O interruptor de luz deve estar próximo à porta; caso não tenha, coloque uma luz de tomada para iluminar o banheiro à noite.
Use piso ou tapete antiderrapante;
Coloque barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box. Se necessário, utilize cadeira de banho ou de plástico resistente no banho; - Quarto
Ajuste a altura da cama para que o idoso, quando sentado em sua beirada, coloque os pés no chão;
Mantenha um abajur ou interruptor de luz ao lado da cama;
Organize as roupas do dia a dia em local de fácil acesso no guarda-roupas;
Utilize sino ou campainha para chamar ajuda em caso de necessidade; - Sala
Cadeiras, poltronas ou sofás devem ter braços para facilitar o ato de sentar e levantar;
O idoso deve ficar com as costas apoiada no encosto e os pés apoiado no chão;
Tapetes devem ser removidos para evitar tropeços; - Cozinha
Passadeira ou fita antiderrapante devem ser colocados no chão próximo à pia, para evitar que o idoso escorregue;
Armários devem ser fixados na parede e organizados para que os objetos possam ser alcançados sem o uso de bancos ou escadas; - Escadas e corredores
Devem ter corrimão, passagem livre de objetos e fitas antiderrapantes nos degraus.
O GRUPO GERIATRICS tem o serviço Concierge Care que ajuda muito na prevenção de acidentes e no cuidado com o idoso, inclusivo com a oferta de cuidador em domicílio na ausência dos familiares.
Nesse programa há três módulos de contratação, por exemplo, é possível programar visitas a moradia do assistido para avaliar riscos à saude dele. Há consultas programadas de especialistas (geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, etc) e até coleta de exames e ligações telefônicas de monitoramento. Procure por nós pelo email avaliacao@geriatrics.com.br ou pelos telefones, via WhatsApp: (21) 97286-0510 (Rafael) e (21) 97291-4816 (Camila).