A Frente pela Vida, conduzida pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Rede Unida fará nesta terça-feira, dia 9, uma mobilização virtual chamada DIA V, a Marcha pela Vida.
Com participação da sociedade civil, serão conduzidos debates online entre cientistas, personalidades, gestores públicos e artistas. Os temas giram em torno da pandemia pelo Sars-Cov-2, a defesa do SUS, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação. Além das palestras, as entidades promoverão um tuitaço das 12h às 13h, com a hashtag #MarchaPelaVida.
Entre os painéis de discussão que destacamos está o promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, às 9 horas, com apresentação Herton Escobar (USP). Participarão representantes de diversos campos do conhecimento, como o neurocientista Sidarta Ribeira, o filósofo Renato Janine Ribeiro e o psicólogo Brigido Vizeu Camargo.
No canal de Youtube da Fundação Oswaldo Cruz, também a partir das 9 horas serão debatidos os “desafios de hoje e de amanhã”, com participação da presidente da Fiocruz, a pesquisadora Nisia Trindade Lima, e do médico Mauricio Barreto, doutor em Epidemiologia pela Universidade de Londres.
Faça parte das atividades pelas redes sociais, gravando um vídeo depoimento e postando em seu perfil, acompanhando as conversas ou assinando a lista que já conta com mais de 70 instituições.
Informações completas da programação estão no site: marchavirtualpelavida.org.br