Como será o futuro da prática médica? Neste 18 de outubro, comemoramos o Dia do Médico nos fazendo essa pergunta. As últimas oito décadas tiveram incrível avanço médico: imagens de ressonância que revolucionaram áreas da medicina, a ultrassonografia, o sequenciamento genético e descobertas científicas de medicamentos que deixaram dezenas de doenças para trás. Ser médico implica numa série de competências técnicas e teóricas, além de muitas horas de atividade prática. Mas a interação com a tecnologia marcará o futuro das carreiras daqui para frente.
Por outro lado, a gestão de dados, a visão do cuidado com o paciente e a compreensão do paliativismo nos trouxeram até aqui com confiança para avançarmos no sentido certo.
No GRUPO GERIATRICS, o diretor médico e fundador, Ricardo Rodrigues, definiu sua prática com a seguinte missão: “LEVAR VIDA AOS DIAS, SEMPRE”.
Ele acreditou que podia fazer diferente e criou em 1986 a primeira empresa de Home Care do Brasil:
“Naquele período, eu trabalhava como médico internista e auditor em três hospitais do Grupo Amil, e observava as internações dos pacientes, sobretudo idosos e portadores de doenças crônicas. Sendo eu geriatra, propus ao Grupo Amil realizar a avaliação e o acompanhamento dessa clientela por um período de seis meses, e assim o fizemos. No decorrer desse tempo, esses pacientes recebiam visitas regulares minhas e da equipe de enfermagem. Esse grupo acreditava naquela proposta de atendimento e se dedicava a ela de corpo e alma. Conforme novos pacientes ingressavam no programa, o grupo crescia, as barreiras foram sendo rompidas, uma a uma, com muita dedicação e esforço de toda essa equipe. Com o desenrolar dos seis meses, levamos o projeto para a empresa Amil, que naquele momento avaliou os resultados oriundos das não internações daqueles pacientes e o aprovou”.
Ricardo Rodrigues.
E uma história de sucesso começava ser formatada.
Obrigado a todos os médicos que acompanharam a jornada do Home Care no GRUPO GERIATRICS até agora. E parabéns aos médicos de todo o País, que tem ultrapassado os desafios da saúde e ajudam os pacientes a terem uma vida melhor.