Em todo o Brasil a vacinação contra a COVID-19 está em curso para imunizar os profissionais de saúde, grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização. Embora o País ainda esteja na fase inicial, com modesta quantidade de doses em face ao desafio que o planejamento exige, povos indígenas, quilombolas e idosos acima de 90 anos também estão sendo convocados a se vacinarem e mais de 2.677.370 pessoas foram imunizadas até a quarta-feira passada, dia 3. Para efeito de comparação, os EUA tem vacinado 1 milhão de pessoas por dia e no Brasil há 5 milhões de profissionais de saúde elegíveis para essa primeira etapa.

O Brasil tem duas vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância de Saúde), em caráter emergencial: a CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, e a da AstraZeneca/Oxford. Ambas precisam ser aplicadas em duas doses. Pelo mundo há outras vacinas em uso e com resultados diversos entre elas, em matéria de cobertura/eficácia, algumas dúvidas surgem para a população: Devo me vacinar com qual vacina? Há risco no método de alguma delas?

Saiba que ambas as vacinas no Programa Nacional de Imunização demonstram perfil de segurança adequado e resultados satisfatórios, que irão proteger a população de consequências graves do Sars-Cov-2.

Todos devem se apresentar aos postos de saúde no momento que sua faixa etária for convocada.

O Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou um guia de perguntas e respostas muito prático, que compartilhamos a seguir:

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Para emergências:        +55 21 3262-0100