Em 28 de abril será Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, por esse motivo o mês é considerado o mais indicado para campanhas de segurança no trabalho, o chamado Abril Verde – que faz a disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente ocupacional. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data seguida no Brasil desde 2013.
Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos e onde a maior prioridade seja a prevenção.
Segundo dados do SmartLab (Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho), ferramenta criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT, de 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal.
O QUE É ADOECIMENTO OCUPACIONAL?
É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.
Cada setor da cadeia produtiva tem suas particularidades e as regras para segurança no ambiente de trabalho mudam em cada área. Por meio de campanhas de whatsapp enviadas aos colaboradores, o GRUPO GERIATRICS, por exemplo, recomenda o uso correto de luvas. Também é comum a promoção de campanhas de vacinação para colaboradores; de acordo com as normas do Ministério da Saúde, é imprescindível que os colaboradores do ambiente hospitalar estejam com a vacinação em dia.