Agosto Dourado é o nome da campanha que todo ano incentiva a amamentação. Apoiar o aleitamento materno é estar presente, orientar, dar apoio e tomar medidas para tornar essa prática o mais tranquila possível para a mãe e para o bebê. Até os seis meses de idade, as crianças devem ser alimentadas somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água.

Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento. O leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro. Além dos benefícios psicológicos proporcionados pelo reforço do vínculo mãe-filho, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida fortalece o sistema imunológico, evita diarréia, doenças respiratórias e infecciosas. E para a mãe diminui os riscos de desenvolver câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto, ajudando a retardar uma nova gravidez.

Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos e a UNICEF e a OMS estão pedindo aos governos que invistam em aconselhamento especializado em amamentação para todas as mulheres. É preciso treinar profissionais de saúde, garantir que o aconselhamento seja disponibilizado e que a sociedade proteja as mães que estão amamentando.

Seja você é da família ou um colega de trabalho da mãe com recém-nascido, ajude incentivando e exigindo as condições mínimas necessárias para este ato de amor.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Para emergências:        +55 21 3262-0100