Você tem feitos exames preventivos? Sabe qual a frequência indicada?
O descontrole do colesterol é o fator de maior risco para doenças cardiovasculares como AVC, infarto e angina. Infelizmente, o Brasil é o país no mundo com maior mortalidade em doenças desse tipo. Outras medidas como dieta balanceada, sem excesso de gorduras, e atividade física aeróbica (150 minutos por semana ao menos) são recomendadas para diminuir os riscos desses males, causados pela obstrução dos vasos sanguíneos, alerta o cardiologista José Carlos Quinaglia. Segundo ele, 30% do colesterol de nosso organismo é ingerido através da alimentação.
Para o controle eficaz do índice de colesterol é recomendado fazer uma visita anual ao médico, munido dos exames de sangue atualizados. Já para pessoas com histórico de infarto ou pressão alta na família o acompanhamento deve ser mais constante, pois condições genéticas influenciam no desfecho de condições cardiovasculares.
Em todo caso, o médico pode recomendar que as atividades físicas e a alimentação sejam apoiadas por uma terapia de medicamentos.