Por ocasião da Hospitalar, o grande encontro anual na área de saúde que aconteceu em maio, congressos sobre os rumos do setor dividiram a atenção com a exibição de novas ferramentas e serviços que vislumbram melhorar o atendimento ao assistido por meio de tecnologia.

As iniciativas nesse campo são muito abrangentes e vão de novas máquinas para dispensar medicamentos até aplicativos para celular. Além da novidade do compartilhamento de dados, que podem comparar resultados de tratamentos e apontar caminhos e similaridades, há os formulários com históricos de doença que os usuários alimentam dividem e também melhoram diagnósticos e tratamentos – desde que essas informações pessoais sejam utilizadas com ética, claro.

COMUNICAÇÃO COM O MÉDICO

Mesmo algo que parece banal – como o telefone celular que conta os passos que você deu durante o dia – é uma ferramenta para cuidar da saúde: o sedentarismo é um vilão que tem levado pessoas para internação por causa de males provocados por doenças cardíacas.

Aumentando a atuação de um aplicativo de celular, chegamos a equipamentos que medem glicemia e pressão arterial que servem até para alertar o médico responsável por um paciente que não está bem, tudo online.

Aliás, quando falamos no campo da comunicação médico X paciente a tecnologia pode deixar processos mais diretos e rápidos. “Um follow-up contínuo e equipe integrada evitam agravos”, apontou Gabriel Palne, CEO do GRUPO GERIATRICS durante o debate que participou na última Hospitalar. Atualização dos softwares de gestão também é importantíssimo na melhoria do atendimento. Isso posto, não negligenciar que o investimento em tecnologia não é uma medida isolada, é preciso “mudanças no estilo gerencial, nas práticas organizacionais e na política de capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos”, aponta artigo sobre tecnologia da informação.

 

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