Por ocasião do dia da higiene das mãos, celebrado no começo desse mês (dia 5 de maio), conversamos esta semana com Thaiane Rodrigues, coordenadora de enfermagem, que fez treinamento para nossa equipe de enfermagem a respeito da importância da lavagem de mãos. Algo que parece corriqueiro não deve ser negligenciado e reforçar o hábito faz parte da capacitação dos colaboradores em saúde. Ela é graduada pela Faculdade São Camilo, e tem oito anos de profissão, sendo sete deles no GRUPO GERIATRICS, onde já passou pelas áreas de auditoria, captação e assistencial.
Desde a crise da COVID-19, a lavagem de mãos entrou mais na pauta das pessoas? Dentro do ambiente hospitalar sempre foi rigoroso, não?
A lavagem das mãos sempre foi um tema amplamente disseminado entre os profissionais da saúde, principalmente com a equipe de enfermagem, o ator principal no cuidado integral ao paciente.
Com a pandemia da COVID-19 a importância da higienização das mãos foi falada maciçamente e pudemos ver o quanto as pessoas passaram a ter essa prática, fosse lavando as mãos com água e sabão ou álcool.
Em que consistiu a campanha do GRUPO GERIATRICS? Qual a importância de iniciativas assim? Acredita que alcançou o resultado desejado?
A Campanha de Comemoração do Dia Mundial de Higienização das Mãos no GRUPO GERIATRICS se deu após verificarmos a necessidade de reforçar e conscientizar sobre este importante tema juntamente com a equipe de CCIH da empresa. Iniciativas como esta devem ser cada dia mais ampliadas entre os profissionais da área da saúde para que a segurança do paciente esteja sempre em primeiro lugar. Ficamos muito felizes com o alcance desta campanha, foi um momento de compartilhamento de conhecimento, informações e troca de experiências entre todos que participaram deste momento.