Nessa última segunda-feira, 14, morreu Edson Bueno, no Rio de Janeiro. Ele foi o fundador da Amil e ocupava a vice-presidência da Federação Nacional de Saúde Suplementar. O GRUPO GERIATRICS lamenta a partida desse parceiro que trabalhava para aperfeiçoar o sistema de saúde brasileiro e que deixou um grande legado. Com pesar, transmitimos a sua família nossos sentimentos e a admiração por sua atuação no setor.
A Amil Assistência Médica foi fundada em 1976 e tornou-se um símbolo de modelo de negócios para planos de saúde. Começou a partir da experiência como gestora de hospitais e foi vendida em 2012 para a empresa americana United Health numa transação que estimam ter ultrapassado R$ 5 bilhões, quando Edson Bueno tinha 69 anos.
Por seu bem-sucedido trabalho, ele amealhou uma fortuna que o levou a ser considerado pela revista Forbes como um dos mais poderosos empresários do País. Todavia, Edson Bueno foi engraxate e vendedor de frutas até os 14 anos. Inspirado por um médico de Guarantã, sua cidade-natal no estado de São Paulo, estudou medicina e formou-se na UFRJ aos 28. Logo começou a trabalhar na Casa de Saúde São José, em Duque de Caxias, e de lá construiu o conglomerado de clínicas que mais tarde deram origem à Amil.
O empresário faleceu em decorrência de um ataque cardíaco, aos 73 anos, deixando filhos, esposa e netos, informou a nota do grupo United Health.