As festas de fim de Ano terminaram – época mais festiva do ano e certamente aquela em que saímos da nossa rotina, consumimos calorias extras e ao final das contas colocamos a culpa na balança. A coitada da balança e os injustos quilinhos ganhos em tão poucos dias. 31 dias se passaram e chegamos em fevereiro, que como dizia Jorge Benjor: “Fevereiro tem carnaval, tem carnaval!”. Tem folia, serpentina e mais 4 dias de festas. O que é importante ? É lembrar que essas celebrações são momentos de descontração, descanso e de carregar energias para um ano todo. Para não cair na armadilha da má alimentação e ter de parar a brincadeira por causa de uma infecção intestinal, uma desidratação, inchaços e velha ressaca, vão aqui algumas orientações que podem te ajudar nos dias de folia sem perder o pique e mantendo uma alimentação equilibrada. Vamos lá:
Atenção à quantidade de água que você consome: no calor de 40ºC do Rio de Janeiro, se hidrate adequadamente. Perdemos bastante líquido e gastamos energia seja por conta da alta temperatura ou pela nossa movimentação nos blocos de carnaval e na praia. Então, mantenha o corpo hidratado preferencialmente com água filtrada, sucos de frutas pouco calóricos (abacaxi, acerola, melancia, limão) ou água de coco. Assim, repomos água e eletrólitos (sais minerais) que perdemos na transpiração. Refrigerantes são líquidos mas não hidratam, pelo contrário: inflamam e intoxicam nosso organismo. Inclusive o zero, o diet, o light ! A quantidade de água é individual para cada um: cerca de 30ml por kg de peso corporal por dia é a necessidade recomendada. Veja seu peso e faça a sua conta.
O que comer durante o carnaval ? Para quem está no bloco e assistindo ao desfile uma refeição rápida é obrigação durante o baile ou para quem está assistindo aos desfiles. Pode ser lanches, frutas, barras de cereais … Se der preferência ao lanche, observe as condições de higiene do local e se os produtos que o compõem estão sob refrigeração. Para quem vai passar os quatro dias longe de casa, a orientação e o ideal é fazer as três principais refeições (um bom café da manhã, o almoço e um jantar leve). Lanches rápidos nos intervalos com frutas frescas e sucos naturais. Lembrar de comer em intervalos regulares a cada 3-4h.
Como se está gastando energia, essas refeições com carboidratos são uma opção mais certa. Para quem for levar o próprio lanche atenção ! Os recheados de molhos, maioneses e frios não são recomendados, pois estragam muito rápido. Fique longe também dos lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. Evite também carnes e comidas gordurosas porque demoram mais para serem digeridos e podem causar sonolência e lentidão. Você pode perder o bloco!
Alimentos anti-ressaca: Frutas cítricas, como o limão, laranja, kiwi e acerola possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade. Os peixes e chás, também devem estar presentes no período pós-carnaval. E claro chás gelados!
No mais, divirtam-se e juízo!
“Só através do equilíbrio e da moderação é que podemos nos tornar pessoas felizes e harmônicas”.
Jostein Gaarder