Neste mês, a exemplo do que houve na campanha Outubro Rosa, acontece o Novembro Azul; um grande movimento em favor da prevenção do câncer de próstata.
Entre os homens este é o segundo tipo de câncer mais comum, perde apenas para o de pele. E, infelizmente, também é o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão. O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.
Contudo, apesar de ser uma doença grave, a maioria dos homens diagnosticados com a doença não morrem por causa dela. Daí a importância de campanhas como o Novembro Azul, que o GRUPO GERIATRICS apoia e incentiva seus funcionários a divulgarem essas informações.
A partir dos 50 é indicado que os homens passem a fazer testes de toque retal e laboratorial. Para o grupo de homens negros e com parentes que já foram diagnosticados com a doença é melhor começar os exames aos 45.
Os fatores causadores da doença podem ser genéticos, hormonais e ambientais ou hábitos alimentares como dieta rica em gordura e pobre em verduras e vitaminas, sedentarismo e excesso de peso. A próstata é um glândula do corpo e seu crescimento anormal e doente podem causar:Fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue no líquido seminal, dor ou ardor durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Além dos cuidados médicos de exames preventivos, faça uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares.