Neste 12 de maio celebramos o Dia Internacional da Enfermagem, chance de outra vez enaltecer o trabalho de enfermeiros e enfermeiras que tanto contribuem na qualidade de vida da população, na recuperação de pacientes e que fazem a saúde comprometida em levar vida aos dias.

Apesar da emergência sanitária da COVID-19 ter acabado (não a pandemia), estima-se que 872 profissionais brasileiros de enfermagem faleceram em decorrência do contato com o vírus no ambiente de trabalho. Também segundo o Conselho Federal de Enfermagem, 65020 casos de infecção foram reportados no Brasil até agora. Esta é uma data para também homenagearmos aqueles que se dedicaram num momento de tantas incertezas.

A busca por aperfeiçoamento e especializações é estimulada no GRUPO GERIATRICS. Realizamos a semana de enfermagem e constantemente destacamos um profissional que é exemplo de dedicação prestada. Assim aconteceu com o a enfermeira Daniele Santos de Sá, que é até nome de uma de nossas alas. Sabemos que a formação da enfermagem tem impacto na cadeia de saúde e na melhora da entrega dos serviços.

FORMAÇÃO DE MESTRADO

Hoje, em nível federal, por exemplo, por meio do CAPES 400 vagas de mestrado profissional e 100 vagas de doutorado profissional são oferecidas anualmente para enfermeiros com atuação na rede pública ou instituições que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O foco na prática avançada e a melhoria na assistência reduz o descompasso entre a formação dos profissionais e as necessidades da Saúde Coletiva.

O reconhecimento dos profissionais de enfermagem é de suma importância para o processo de trabalho. Estimular o aperfeiçoamento e a qualificação profissional faz parte do objetivo de gestões que buscam excelência.

ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY – 100 ANOS

Referência no Rio de Janeiro, a Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ) completou 100 anos de existência em abril desse ano. Maria Antonieta Tyrrell, professora Emérita da Escola de Enfermagem, ressalta como é necessário aliar os princípios e a modernização para formar melhores profissionais para a Enfermagem e que a existência da Escola de Enfermagem Anna Nery registra um papel histórico-social de vanguarda, expansão e desenvolvimento da Enfermagem brasileira. Para o coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural, Paulo Murilo Paiva, o centenário da Escola evidencia a necessidade de conhecer e valorizar a história da profissão. “Precisamos olhar para nossa origem, percebendo o quanto a Enfermagem evoluiu e como podemos continuar a luta para o cuidado qualificado e mais humanizado na saúde”

Para emergências:        +55 21 3262-0100