O dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional em 13 de outubro é uma data oportuna para reafirmarmos a participação efetiva desses profissionais em todos os níveis de atenção à saúde: dos programas de saúde da família aos hospitais de alta complexidade. O fisioterapeuta auxilia na recuperação física do corpo humano e atua em abordagens multidisciplinares, nas diversas especialidades da medicina e contribuindo para o sucesso de tratamentos e procedimentos de saúde.
Os fisioterapeutas ainda ajudam a prevenir doenças musculares e ósseas, com massagens e exercícios localizados. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), que regulamenta a profissão de fisioterapeuta no Brasil, a Fisioterapia é uma ciência que foca no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação de quem tem algum distúrbio de movimento ou funcionamento dos sistemas corporais ou órgãos. Isso envolve qualquer doença ocasionada por trauma, enfermidade ou condição genética, além de considerar aspectos sociais e psicológicos.
Para Angélica Oliveira, fisioterapeuta no GRUPO GERIATRICS, “a fisioterapia é a profissão que mais estabelece uma relação de proximidade e confiança com o paciente”.
O convívio cotidiano nos leva a uma condição de se colocar no lugar do outro.
Angélica Oliveira.
Para homenagear a profissão, coversamos um pouco com ela sobre a paixão pela fisioterapia e o que ela acha que é o futuro neste setor. Leia abaixo:
Como foi sua escolha por essa profissão?
Minha escolha pela fisioterapia de fato começou no momento em que pisei na sala de aula para assistir a primeira aula de anatomia do corpo humano. Antes disso, não havia sido uma escolha decisiva. Foram anos de faculdade, simplesmente me vi apaixonada pelo curso e o desafio de trabalhar na reabilitação de seres humanos.
Que trajetória percorreu desde então?
A trajetória da minha vida profissional é simples até hoje. Trabalho em prol dos meus pacientes sempre. Me doou de forma genuína, responsável e ética. Esses são os meus princípios.
Como o trabalho no GRUPO GERIATRICS começou?
O GRUPO GERIATRICS foi o meu primeiro emprego e desde sempre, faço parte dessa história. São mais de 20 anos de muita dedicação, amor, profissionalismo e empenho para seguir dando o meu melhor. Cada paciente e seus familiares, cada quadro clínico, cada dor vivenciada por eles, me fizeram evoluir como profissional e indivíduo.
A fisioterapia, a meu ver, é a profissão que mais estabelece uma relação de proximidade e confiança com o paciente. O convívio cotidiano nos leva a uma condição de se colocar no lugar do outro e atuar no processo de reabilitação de forma positiva, não abrindo mão do profissionalismo. O futuro da fisioterapia é e sempre foi o de contribuir para vida.