Neste 18 de outubro rendemos nossas homenagens aos médicos brasileiros, sem os quais não podemos imaginar como seriam nossas vidas. Da mesma forma que ele cuida do nosso corpo doente, o médico é o profissional que sempre busca formas de nos ajudar a manter a nossa saúde em dia, orientando hábitos saudáveis, nos encorajando o tempo todo a termos cuidado com nosso corpo, nossa mente e com as nossas emoções.

A medicina, no sentido da formação de sua palavra, refere-se à arte de curar e sempre foi desenvolvida por agentes que se propunham a sanar os males dos outros, sendo constituída em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2500 anos. Depoi, com o crescimento de Roma, muitos médicos do mundo todo se mudaram para desenvolverem seus estudos. Porém, um merece destaque, o grego Galeno, que através da dissecação de animais construiu um modelo anatômico que foi empregado para se estudar por comparação o organismo humano.

O Brasil conta com cerca de 546 mil médicos ativos, segundo números de dezembro de 2022. Isso é mais do que o dobro de médicos que tinha no início do ano 2000, quando havia 230.110 médicos no País. Nesse período, a relação de médico por mil habitantes também aumentou significativamente, na média nacional. Passou de 1,41 para 2,4.

MÉDICAS MULHERES

As mulheres serão maioria na profissão a partir de 2024. O avanço das mulheres na medicina já vinha sendo observado pelo menos desde 2009, a partir dos dados de recém-graduados. Apesar disso, as médicas brasileiras declaram rendimento médio anual 36,3% inferior que os profissionais do sexo masculino.

DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL

Os dados apontam que a proporção de médicos por habitantes no Brasil é superior à do Japão e se aproxima dos índices dos Estados Unidos (2,6), Canadá (2,7) e Reino Unido (2,8). O problema está na distribuição; os médicos estão concentrados nos grandes centros. Entre as capitais, apenas Porto Velho (3,28), Rio Branco (1,99), Manaus (2,30), Boa Vista (2,32) e Macapá (1,77), todas na região Norte, têm menos médicos do que o registrado nos países da OCDE.

SÃO LUCAS, SANTO CATÓLICO

A data é alusão ao dia de São Lucas, conhecido no Brasil como o padroeiro da Medicina. Ele é um dos santos da Igreja Católica, que viveu no primeiro século da era cristã e é um dos quatro evangelistas que se dedicaram a falar da vida de Jesus. São Lucas estudou Medicina em Antioquia, na Turquia.

DIA DO MÉDICO NO MUNDO

Estados Unidos – 30 de março: Se comemora o Dia do Médico porque é nessa data que foi realizada a primeira aplicação de anestesia em um ser humano, isso ainda no ano de 1842. 

Índia –  1º de julho: Como uma homenagem ao Dr. Bidhan Chandra Roy, um dos maiores nomes da Medicina oriental. 

Irã – 23 de agosto: Em reconhecimento a Avicena, o médico mais celebrado do país. Escritor de mais de 450 tratados sobre a Medicina, Avicena é, junto de Hipócrates, um dos grandes nomes desta ciência.

Não deixe de comemorar, de enviar uma mensagem ou fazer um telefonema! Isso vai fazer do dia do seu médico um dia muito mais feliz!

Para emergências:        +55 21 3262-0100