Nessa semana, o calor intenso fez o consumo de energia elétrica disparar no Brasil. São mais aparelhos de ar-condicionado ligados e mais força nos refrigeradores, o que levou a um novo recorde na atividade de eletricidade. No último dia 15 de março, às 14h37, a poucos dias do fim do verão a demanda chegou a 102.478 megawatts (MW).

Com a alta demanda, também surgem problemas na distribuição de uma rede que demanda mais manutenção e modernização. Assim, cidades sofrem queda no fornecimento e apagões – mesmo com o clima sem chuva.

Na cidade de São Paulo, um apagão que durou mais de 24 horas de segunda para terça deixou a região central da capital sem energia elétrica. Justamente onde fica localizado o Hospital Santa Casa, que atende clientes privados e do SUS. A situação fica dramática para pessoas que dependem de aparelhos que sustentam a vida, como concentrador de oxigênio e ventilador pulmonar mecânico.

São os chamados clientes vitais.

O Art 6° da Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) 1000/2021 caracteriza como “clientes vitais” todas as pessoas usuárias de equipamentos de autonomia limitada, vitais a preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica.

A distribuidora em cada região do País é obrigada a cadastrar essas pessoas e notificar o consumidor antecipadamente sobre interrupções programadas na rede, além de priorizar o atendimento em solicitações de emergência e realizar religações comerciais.

Para solicitar o serviço, o cliente deve entrar em contato com a distribuidora e fornecer atestado médico contendo as seguintes informações:

  • Nome completo do paciente e idade
  • Endereço da unidade consumidora
  • Data de nascimento
  • RG e/ou CPF
  • Descrição do estado de saúde do paciente atestando a necessidade de utilização de aparelho de Sobrevida.
  • Especificação do aparelho com os dados da bateria e o tempo de utilização, carimbo do CRM, data e assinatura do médico.
  • CID (Código Internacional de Doenças)
  • Previsão do período de utilização.
  • Certidão de Nascimento (para paciente menor de idade)
  • Número da Instalação
  • Telefone de contato

São aparelhos considerados prioridade:

  • Concentrador de oxigênio (elétrico)
  • Ventilador pulmonar mecânico
  • Aspiradores de secreções
  • Equipamento de diálise peritoneal contínua – CAPD
  • Equipamento de diálise peritoneal noturna – NIPD
  • Equipamento de diálise peritoneal por cicladora – CCPD
  • Aparelho de Quimioterapia
  • Bomba de perfusão (infusão)
  • Oxímetro (ligado à rede elétrico)
  • BIPAP
  • CPAP

No caso da Enel, que atende São Paulo e Rio, o email de contato é cadastrosobrevida@enel.com.

Para emergências:        +55 21 3262-0100