Os reajustes de preços de planos de saúde para o consumidor também constituem um desafio de comunicação. Como ser transparente e justificar os novos custos num mercado competitivo mas que sofre os desgastes da economia ainda enfraquecida pela crise dos anos mais recentes?

A FenaSaúde organizou no mês de abril um seminário para discutir a percepção da população ante aos reajustes e de que maneira comunicar de maneira eficaz as decisões estratégicas da saúde suplementar. O GRUPO GERIATRICS esteve lá e ficou a par do que está sendo colocado em prática no mercado. Estavam presentes jornalistas, especialistas financeiros e porta-vozes das empresas do setor.

Para Leandro Fonseca da Silva, presidente substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o assunto do financiamento da saúde no Brasil ainda é pouco discutido, apesar dos esforços da ANS. Ele apontou que há pouca preocupação com uma reforma profunda, ao contrário do que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, onde o assuntou chegou a dominar as campanhas presidenciais de 2016.

Realmente, como mostrou o diretor da CDN – assessoria que faz ampla medição do que é publicado na imprensa – o enfoque da cobertura jornalística é concentrado em notícias sobre o reajuste. Para Fernando Pesciotta, o jornalismo trata bastante do que se relaciona à defesa do consumidor mas deixa de fora outros temas.

Para José Cechin, diretor executivo da FenaSaúde, o número de consultas médicas tem influência no aumento dos preços de plano de saúde, bem como internações que podem ser evitadas. Esse é um aspecto que o GRUPO GERIATRICS tem sempre apontado. O superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) não acredita que o Brasil esteja em situação muito diferente do resto do mundo na dificuldade de equilibrar contas, mas que aqui há surtos de doença, que agravam o quadro econômico.

Na situação brasileira, o desafio segundo Rafael Vinhas, que é gerente geral da Regulação da Estrutura dos Produtos, é o mercado esclarecer mais a diferença entre plano individual e plano de adesão. Isso daria mais elementos para o consumidor não atribuir erronaneamente a culpa pelos percalços que enfrenta.

A VISÃO DA IMPRENSA

Dois jornalistas renomados deram sua contribuição sobre a visão da imprensa e como as notícias chegam ao público de maneira mais precisa e informativa. Ascânio Seleme, editor e colunista de OGLOBO, traçou um guia para que as comunicações do mercado cheguem às redações e sejam entendidas com rapidez. Ele explica que a notícia na era digital tem um ciclo mais curto e por isso a transparência de dados é fundamental para o jornalista não ter dúvidas e trabalhar com mais celeridade.

A apresentadora da GloboNews e do site MyNews, Mara Luquet, mostrou sua preocupação ao afirmar que muitos usuários não são corretamente informados pelos planos a respeito de opções que diminuam suas mensalidades, como o caso de internações em hospitais com alto custo em hotelaria e acomodações mais sofisticadas.

A Fenasaude deve organizar outro seminário ainda em 2018 e traremos aqui os destaques do próximo evento. Acompanhe.

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