Este mês é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que chama atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, completou 17 anos nessa segunda-feira, dia 7.

O Observatório da Mulher Contra a Violência – do Senado Federal, realiza pesquisa desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil e em seu último demonstrativo que foi divulgado em 2021 apontou elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200%. 

Você sabe quais são as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres?

Violência Física:

É qualquer conduta que ofenda a integridade física ou a saúde corporal das mulheres

Violência Psicológica:

É qualquer conduta que cause danos emocionais e/ou psicológicos. Neste tipo de violência está incluído o controle do comportamento e ações, além da humilhação, da manipulação e da chantagem.

Violência Sexual:

É qualquer conduta que constranja as mulheres a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada. Aqui também estão incluídas atitudes que impeçam as mulheres de utilizar livremente métodos contraceptivos e também aquelas que limitam seus direitos sexuais e reprodutivos.

Violência Patrimonial:

É qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Violência Moral:

É qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Disque 180 – Denuncie 

Para comunicar algum caso de violência doméstica ligue para a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, através do 180. O telefone é de abrangência nacional. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados. 

Categorysaúde

Para emergências:        +55 21 3262-0100