Apesar de causar 1,4 milhão mortes por ano, as hepatites virais são evitáveis e tratáveis. E, no caso da hepatite C, curável. No entanto, mais de 80% das pessoas que vivem com hepatite carecem de serviços de prevenção, testagem e tratamento. Algo parecido se passa com os tipos de câncer de pescoço e cabeça, porque 50% é evitável e 80% pode ser curado se realizado o diagnóstico precoce. A campanha Julho Verde, que divulga informações desses tipos de câncer foca justamente na realização o mais cedo possível do diagnóstico e posterior tratamento. Já contra hepatites virais, se deu para a campanha o nome de Julho Amarelo com os seguintes preceitos: conhecer, evitar, testar, tratar = eliminar.

JULHO VERDE

Hábitos adquiridos são um grave fator de risco para desenvolver câncer de cabeça e de pescoço:

  • Fumar cigarro;
  • Consumir álcool abusivamente;
  • Exposição excessiva ao sol sem protetor solar;
  • Infecção pelo vírus HPV através de sexo sem proteção;
  • Exposição à poeira de têxteis, madeiras, amianto, pó de níquel, colas, agrotóxicos (no trabalho sem EPI);
  • Infecção pelo vírus Epstein-Barr.

É importante ficar atendo aos sinais, às lesões na boca, machas, dificuldade para mastigar, caroço no pescoço e se durarem mais de três semanas procurar um médico.

Um paciente acometido com câncer de cabeça ou pescoço necessitará, eventualmente, de apoio para reabilitação fonatória e de sua deglutição. Trata-se de uma adaptação a sua nova condição de vida por meio do acesso ao atendimento fonoaudiológico especializado. Existe uma necessidade urgente de acesso a próteses orais e/ou fonatórias, bem como as sondas de alimentação em determinados casos. A reabilitação dos pacientes é fundamental para a ressocialização, para retomarem suas atividades profissionais e não se sentirem excluídos da sociedade. A campanha Julho Verde também é um canal para falar sobre a reabilitação com a sociedade.

JULHO AMARELO

Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentar sintomas. Mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

  • Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Prática de sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
  • Transmissão da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Seja testado! Testagem precoce significa tratamento precoce para prevenir doenças e salvar sua vida. Se você testou positivo, o tratamento deve ser iniciado sem demora.

Para emergências:        +55 21 3262-0100