Como vem acontecendo desde 1990, por iniciativa de organizações norte-americanas, outubro é o mês destacado para que centenas de empresas, governos e iniciativas da sociedade civil façam um esforço pela propagação do combate ao câncer de mama. Apesar de grandes campanhas, essa batalha ainda enfrenta o grande revés de não salvar tantas vidas como poderia.

Fazer a prevenção continua sendo o maior aliado das mulheres para brecar o crescimento da doença, mas muitas vezes falta informação para o autoexame ou simplesmente o recurso para realizar uma mamografia computadorizada, que é o raio-X das mamas, indicado para mulheres a partir dos 50 anos desde que não aparentem sinais nem sintomas.

As mulheres devem palpar, sentir suas mamas no dia a dia e reconhecer suas variações e identificar alguma alteração suspeita para procurarem por um médico.

Há sinais que devem ligar o alerta para mulheres, contudo, apenas o exame médico dirá do que se trata. Não é preciso se alarmar, apenas fica atenta aos seguintes quadros:

  • Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
  • Saída de líquido anormal das mamas.

Outubro Rosa

Neste outubro rosa o GRUPO GERIATRICS falará bastante a respeito de prevenção, lugares para realizar os exames de maneira gratuita e atividades esportivas que divulgam a prevenção. Acompanhe aqui no blog!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Para emergências:        +55 21 3262-0100